Maiassaura
© Nobu Tamura
O Maiassaura foi um dinossauro que viveu no fim do período cretáceo, já próximo da extinção dos dinossauros. Era grande e media cerca de 9 metros de comprimento. Essa espécie de Hadrossauro se alimentava de plantas e viviam em grandes manadas. Iam todos os anos ao mesmo lugar para por os ovos e lá cuidar deles, até que estejam grandes, um comportamento tribal. Alguns cientistas especulam que quando ameaçados, os Maiassauras, poderiam fugir mergulhando em lagos e nadando agitando a cauda e remando com as patas dianteiras, o que é uma bela hipótese já que esses dinossauros não teriam outro meio de se defender, a não ser fugindo.
maiassaura mergulhando em lago para escapar de predadores
© Todd Marshall
Esse dinossauro tem um marco importante na paleontologia, porque até um certo tempo, se acreditava que os dinossauros eram répteis como os de hoje; que, colocam os ovos e os abandonam. Por incrível que pareça os fósseis provam que o Maiassaura era uma mãe dedicada e que cada estação de reprodução da espécie, as fêmeas ficavam unidas cuidando dos ovos enquanto os machos se encarregavam de proteger a manada. Por isso recebeu este nome, Maiasaura, que quer dizer "lagarto boa mãe", devido a esse comportamento tribal que ela tinha.
comportamento tribal do maiassaura
© Fabio Pastori
Esse comportamento se aplicou a outros dinossauros também, como o Oviraptor que não se dedicava apenas em roubar ovos mas sim, e cuidar dos seus ovos. O Maiassaura viveu no que hoje são os EUA, onde foram encontrados inúmeros fósseis, o que reforça a hipótese de que viviam em enormes manadas, e muitos ninhos com apenas cascas de ovos, o que indicam que os bebês já haviam nascido; apenas alguns não conseguiram sobreviver e se encontram os esqueletos dentro dos ovos fossilizados.
maiassaura cuidando dos filhotes
Nenhum comentário:
Postar um comentário