Camarassauro
© Raúl Martín
Grupo de Camarassauros
O Camarassauro foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Jurássico. Media cerca de 15 metros de comprimento e pesava cerca de 19 toneladas. O nome camarassauro ("lagarto câmara", como visto anteriormente) é em virtude das câmaras de ar que este dinossauros possuía em suas vértebras e que, provavelmente, serviam para reduzir seu peso. Os camarassauros conseguiam erguer-se facilmente sobre as pernas traseiras atingindo uma altura de quase 10 metros, eles faziam isso para comer as folhas das árvores mais altas e/ou as folhas das copas das árvores. Segundo alguns estudiosos, para se defender os camarassauros usavam as patas dianteiras, dotadas de garras, e o seu longo rabo. O camarassauro viveu na América doNorte, embora existem fortes vestígios de que também tenha vivido na Europa.
© James Gurney
Detalhe do corpo do Camarassauro
Cada pé gigante deu cinco dedos, com o dedo do interior com uma garra grande afiado para a auto-defesa. Como a maioria dos saurópodes, as pernas da frente eram mais curtas do que as patas traseiras, mas a posição elevada dos ombros, teria sido pequeno declive na parte traseira. Em alguns saurópodes, houve ausência das projeções de cada vértebra, mas a ausência de tais estruturas da coluna vertebral de Camarasaurus sugere que não foi capaz de elevar-se sobre as patas traseiras.
© Dmitry Bogdanov
Grupo de Camarassauros correndo de um possível ataque predador
As vértebras foram, no entanto especializadas. Servindo ao propósito de peso de poupança, como visto em muitos saurópodes mais tarde, algumas das vértebras foram escavadas. Esse recurso pode ter contribuído para o nome de "lagarto com câmaras". Como um elefante moderno, o Camarasaurus parece ter tido uma cunha do tecido esponjoso na base do calcanhar, para suportar o peso de uma criatura tão grande. O pescoço e o contra-balanceamento da cauda eram mais curtos do que o habitual para um saurópode deste tamanho. O Camarasaurus, novamente como alguns outros saurópodes, tinha um alargamento da medula espinhal perto do quadril. Paleontólogos acreditavam inicialmente que existia um cérebro segundo, talvez necessário para coordenar uma criatura tão grande.
© Dk
Detalhe do corpo do Camarassauro
Dados do Saurópode:
Nome científico: Camarasaurus supremos, C. grandis, C. lentos, C. alenquerensis e C. lewisi
Tamanho: 15 metros de comprimento
Peso: Cerca de 20 toneladas
Onde viveu: América do Norte
Quando viveu: Jurássico
Dieta: Herbívoro
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Braquiossauro
© Raúl Martin
Detalhes de como era o Braquiossauro
O Braquiossauro cujo nome significa "Braço de lagarto", dado os seus membros anteriores serem maiores que os posteriores, era um género de dinossauros saurópode que viveu durante o fim do período Jurássico. Seu pescoço tinha 10 metros e ele tinha mais de 15 metros de altura, 25 metros de comprimento, e chegava a pesar 115 toneladas. Sua característica marcante era uma parte elevada de seu crânio, que fazia tipo uma crista em sua cabeça, o que de fato o tornava semelhante ao Giraffatitan. O primeiro Braquiossauro foi descoberto em 1900 no Colorado, EUA, mas também viveu na área onde se localiza hoje a Argélia e a Tunísia, há aproximadamente 144 milhões de anos, durante o período Jurássico. Esse animal provavelmente não poderia erguer-se nas patas traseiras como mostra o filme "Jurassic Park", pois elas eram mais curtas que as dianteiras. Mesmo assim sua altura lhe permitia, sem esforço, comer as copas das árvores, que era sua atividade principal.
© Brian Franczak
Tamanho do Braquiossauro em relação as árvores
Tamanho do Braquiossauro em relação as árvores
O Braquiossauro passava a maior parte do dia comendo folhas de suas árvores prediletas como as coníferas , cicadáceas e ginkgoáceas. Algumas estimativas, baseadas em modelos reconstruídos com ossos e musculatura calculada, situavam o seu peso entre 32 toneladas a 37 toneladas .Contudo estudos demonstam que este animal podia chegar a pesar mais de 70 toneladas. Durante muito tempo julgou-se ser este o maior dinossauro a ter existido. Porém sabe-se agora que vários titanossauros, como o Argentinossauro por exemplo, eram maiores que o Braquiossauro. Recentemente foram descobertos outros tipos de Braquiossauros sendo eles o Superssauro e o Ultrassauro, o maior de todos os dinossauros encontrados. Calcula-se que, para abastecer seu corpanzil, comia mais ou menos 2 toneladas de plantas por dia. Apesar do grande peso, podia desenvolver uma velocidade de aproximadamente 20 km/h e com certeza a terra devia tremer.
© Gregory S. Paul
Braquiossauros passeando pela floresta
Braquiossauros passeando pela floresta
Como as narinas desse enorme saurópode ficavam no alto da cabeça, muitos cientistas acreditavam que ele vivia na água, comendo plantas aquáticas no fundo de lagos e rios. Nesse caso seu corpo ficaria debaixo da água e de vez em quando aparecia a pequena cabeça com as narinas através das quais ele respirava. Mas essa teoria foi superada, pois sabe-se que seus pulmões não teriam suportado a pressão da água.
© Joe Tucciarone
Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Brachiossaurus brancai, Brachiosaurus altithorax
Tamanho: 25 metros de comprimento e 15 metros de altura
Peso: Cerca de 90 toneladas
Quando viveu: Jurássico
Onde viveu: América do Norte e África
Dieta: Herbívora
Fontes: Wikipédia
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Amphicoelias
Amphicoelias fragillimus
© Animais da pré-história
Amphicoelias , cujo nome significa "dupla cavidade", foi um gênero de dinossauro que viveu durante o período Jurássico há aproximadamente 145 milhões de anos no Colorado, Estados Unidos, classificados em duas espécies: Amphicoelias fragillimus e Amphicoelias altus. Com 45 metros de comprimento, e 20 metros de altura, pesando cerca de 95 toneladas, foi um dos maiores animais que já viveram na Terra, sendo menor apenas que argentinossauro. Norte-americanos dizem que esse animal é maior que o argentinossauro, porém pela quantidade de fósseis encontrados desse animal não é possível afirmar tal teoria. Amphicoelias foi um saurópode da família dos diplodócios. Quando adultos não tinham predadores naturais, deveriam andar em enormes manadas, migrando de região em região assim que esgotavam as reservas alimentícias do local.
Amphicoelias Altus
© Avph
Tamanho do Amphicoelias (vermelho) relacionado a outros saurópodes.
© Wikipédia
Produzir uma estimativa do tamanho total do Amphicoelias fragillimus requer dimensionamento dos ossos das mais conhecidas espécies de diplodocóides, no pressuposto de que as suas proporções relativas foram semelhantes. Em seu trabalho original, Cope tem notado que em outros dinossauros saurópodes, especificamente o Amphicoelias altus e o Camarasaurus, os fêmures foram sempre duas vezes tão altos quanto a mais alta vértebra dorsal, e estimado o tamanho de um Amphicoelias fragillimus.
Tamanho Amphicoelias Fragillimus
© Animais da pré-história
Dados do Dino:
Nome Científico: Amphicoelias fragillimus, Amphicoelias altus.
Tamanho: 45 metros de comprimento e 20 metros de altura.
Peso: Cerca de 95 toneladas.
Onde viveu: América do Norte.
Quando viveu: No período Jurássico.
Dieta: Herbívoro
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Saltasaurus
O Saltassauro era um saurópode encouraçado, que possuía grandes placas ósseas nas costas. Essas placas deviam servir para a proteção do dinossauro já que o tempo em que ele viveu no tempo em que grandes dinossauros carnívoros reinavam pela terra, essa época foi onde os grandes e temíveis Terópodes alcançaram seus mais excepcionais tamanhos e como o Saltassauro não possuía tamanho e nem velocidade capaz de o livrar dos predadores, a evolução o selecionou com uma proteção parecida com a dos anquilossaurídeos porém menos espinhosa, mas ainda sim era uma proteção eficaz contra predadores como os terópodes. O Saltassauro tinha um rabo espesso, que quando apoiado engrenava vértebras, formando um ótimo apoio, através do qual ele poderia atingir uma vegetação mais alta se erguendo nas duas patas trazeiras. Provavelmente o Saltasaurus viviam em manadas que nidificavam em colônias de regiões costeiras, onde se alimentaria de coníferas. Foram encontrados ovos fósseis de Saltassauro, e ele deveriam pesar em torno de 3 a 4 quilos. O salasaurus devia ter vivido em manadas com os filhotes no centro e os maiores ao redor para protegê-los de qualquer ataque.
Dados do dinossauro:
Nome científico: Saltasaurus loricatus.
Tamanho: 12 metros de comprimento.
Peso: Cerca de 8 toneladas.
Onde viveu: América do Sul.
Quando viveu: Cretáceo.
Dieta: Plantas, e árvores coníferas.
Dados do dinossauro:
Nome científico: Saltasaurus loricatus.
Tamanho: 12 metros de comprimento.
Peso: Cerca de 8 toneladas.
Onde viveu: América do Sul.
Quando viveu: Cretáceo.
Dieta: Plantas, e árvores coníferas.
Fontes: Avph
Imagens de Dk sábado, 19 de setembro de 2009
Apatossauro
O apatossauro , também chamado de brontossauro, foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante o períodoJurássico. Media até 25 metros de comprimento, 5 metros de altura e pesava em torno de 35 toneladas. Após seu descobrimento, o apatossauro foi considerado o maior dos animais terrestres que já viveram sobre a terra.
Entretanto várias pesquisas e escavações demonstraram a existência de espécies muito maiores, superando o apatossauro em tamanho e peso. Algumas delas, como o argentinosaurus, viveram na América do Sul.
Com 90cm de comprimento, sua cabeça era minúscula em relação ao corpo. Isso fez com que ele ficasse conhecido como "réptil bobo" de cérebro pequeno. Sabe-se que o Apatossauro podia erguer-se sobre as patas traseiras devido a estas serem maiores e quando ele o fazia, sua cauda móvel lhe servia de apoio. Sua cauda era quase metade do comprimento ligeiramente mais afinada, parecida com um chicote. Devia usá-la para bater nos famintos carnívoros que rondavam os mais fracos do bando, ou seja, os filhotes e os mais velhos. Já o longo pescoço era usado como uma espécie de "observatório", ajudando-o a detectar, a tempo, aproximação dos inimigos, bem como para alcançar as plantas mais altas das árvores.
Para sustentar seu alto peso, as pernas do Apatossauro terminavam em pés amplos, como os do elefante. Os da frente eram equipados com uma garra no polegar, usada para chutar os inimigos. Devia passar grande parte do seu tempo comendo, pois necessitava ingerir diariamente entre 150 e 1000 quilos de alimentos. A dentição era fraca, e provavelmente não mastigava as plantas mais duras. Vivia em manadas e provavelmente os filhotes e as fêmeas andavam no meio, cercados pelos machos que formavam a proteção externa. O apatossauro fez sucesso em diversos desenhos, entre eles os Flinkstons, e Em busca Vale encantado, o cara ficou famoso entre a humanidade pois, era considerado o maior de todos, só depois é que descobriram que ele era só mais um dino, e que tinha bicho muito maior que ele.
Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Apatosaurus marsh
Tamanho: 28 metros de comprimento e 13 metros de altura
Época: Jurássico
Local onde viveu: América do Norte, América do Sul e Ásia
Peso: Cerca de 40 toneladas
Local onde viveu: América do Norte, América do Sul e Ásia
Peso: Cerca de 40 toneladas
Alimentação: Herbívora
Fontes: avph, wikipedia
Bem, ai está, a postagem foi feita de acordo com os votos da enquete, e o Deinonychus ficará para próxima.
Fontes: avph, wikipedia
Bem, ai está, a postagem foi feita de acordo com os votos da enquete, e o Deinonychus ficará para próxima.
Até logo e espero que gostem. THAU !!!
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Diplodócus
Ao que indica, dinos dessa espécie passavam a maior parte do tempo comendo vegetais. Mesmo assim, ele pesava pouco mais que dois elefantes juntos. Para o seu tamanho, seu corpo era leve por que vários de seus ossos eram ocos. É provável que o diplódoco usasse o olfato para localizar comida e perceber a aproximação de inimigos. Suas narinas ficavam no alto da cabeça, e no passado, isso levou os cientistas a pensarem que esse dino vivesse na água. Depois descobriram que ele era um animal terrestre. Os olhos laterais ficavam bem para trás e ele tinha um visão muito ampla.
Observando as pegadas do diplódoco, os cientistas descobriram que eles viajavam em grupos de 20 a 30 dinos em busca de comida. Os filhotes ficavam no meio do bando, mais protegidos de predadores. Para alimentar toda a turma, era preciso encontrar muita vegetação. Os ovos desse dinossauro não foram encontrados em ninhos. Pode ser que as fêmeas pusessem os ovos enquanto caminhavam, e não tinham nenhum tipo de cuidado em especial com eles até os filhotes nascerem.
Os pesquisadores achavam que os dinos pescoçudos tivessem vários corações para bombear o sangue para todo o corpo. Hoje não se pensa mais isso, pois nunca foi achado um bicho com mais de um coração. O diplódoco também é um animal fascinante, não só pelo seu tamanho, mas também, pela sua forma... !
Vou ficando por aqui e ai vão os dados do dino !
Dados do dinossauro:
Nome científico: Dipodocus longus.
Tamanho: 30 de comprimento e 5 de altura.
Peso: Até 20 toneladas.
Onde viveu: Na América do Norte.
Quando viveu: Entre 159 e 144 milhões de anos atrás, no período Jurássico.
Dieta: Folhas, pinheiros, cedros, cipestres, vegetação rasteira, sementes, samambaias, e musgos.
Predadores: Outros dinossauros carnívoros que caçavam em bando.
Fontes: Avph
Poderá também gostar de:
Obrigada pelo conteúdo dessa pesquisa... muito últil!! :-)
ResponderExcluir